O que faz com que uma rede social criada como projeto extra-profissional de um engenheiro chame tanta atenção e reúna tanto usuários transformando o Orkut em uma das redes sociais mais usada por brasileiro?
O site iMasters tem uma explicação par o porque do brasileiro gostar tanto do Orkut. Segundo Carlos Nepomuceno, Consultor estratégico de Internet, o Brasil, ainda é um país oral, 10% da população ainda é analfabeta, quem já se alfabetizou lê pouco e quando lê, escreve pouco.
As sociedades baseadas na cultura escrita tendem a conseguir as informações que querem sem a necessidade da conversa com o outro, criam, de certa forma, uma cultura independente dos relacionamentos. A maioria da sua população, ao invés de se informar, através de livros ou jornais, prefere conversar, ouvir rádio e televisão.
Quando o criador do Orkut, Buyukkokten veio ao brasil, disse que criou a rede social nas horas vagas como um projeto que visava a inclusão de um serviço baseado nos conceitos de engenharia social como o MySpace, e destacou que um dos fatores determinaram do sucesso que seu site obteve no Brasil foi sua interface fácil de ser utilizadar, e o fato de também ser um serviço ligado ao Google, portanto, gratuito.
Com a ameaça do Orkut acaber e ser substituido pelo Google Me, fica a dúvida: Será que os usuários conseguirão migrar para essa nova rede social? Deixe a sua opinião.
Nenhum comentário:
Postar um comentário