Possiveis motivos do sucesso do orkut só entre brasileiros

vagas no cargo de engenheiro de software no Google encontrou tamanha recepção entre os usuários brasileiros que, tal qual Maizena para amido de milho e Gilette para lâminas de barbear, se tornou sinônimo de rede social no Brasil.

No ascendente mercado mundial de redes sociais, o Brasil ocupa uma rara posição em que a rede social dominante ainda é o Orkut, mas o Facebook e o microblog Twitter já apresenta ameaça direta.

O que faz com que uma rede social criada como projeto extra-profissional de um engenheiro chame tanta atenção e reúna tanto usuários transformando o Orkut em uma das redes sociais mais usada por brasileiro?

O site iMasters tem uma explicação par o porque do brasileiro gostar tanto do Orkut. Segundo Carlos Nepomuceno, Consultor estratégico de Internet, o Brasil, ainda é um país oral, 10% da população ainda é analfabeta, quem já se alfabetizou lê pouco e quando lê, escreve pouco.

As sociedades baseadas na cultura escrita tendem a conseguir as informações que querem sem a necessidade da conversa com o outro, criam, de certa forma, uma cultura independente dos relacionamentos. A maioria da sua população, ao invés de se informar, através de livros ou jornais, prefere conversar, ouvir rádio e televisão.

Quando o criador do Orkut, Buyukkokten veio ao brasil, disse que criou a rede social nas horas vagas como um projeto que visava a inclusão de um serviço baseado nos conceitos de engenharia social como o MySpace, e destacou que um dos fatores determinaram do sucesso que seu site obteve no Brasil foi sua interface fácil de ser utilizadar, e o fato de também ser um serviço ligado ao Google, portanto, gratuito.

Com a ameaça do Orkut acaber e ser substituido pelo Google Me, fica a dúvida: Será que os usuários conseguirão migrar para essa nova rede social? Deixe a sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário